Buscar
  • Tábua Brasil

Tudo sobre a madeira Pequiá

Origem da Madeira Pequiá

A madeira pequiá vem da árvore do gênero Caryocar villosum, da família Caryocaraceae. Ocorre, principalmente, em toda a Amazônia em matas de terra firme. Mas também pode ser encontrada em outras localidades da região Nordeste. Assim, ocorre nos estados: Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e até no Mato Grosso (Centro-Oeste).

A árvore de Pequiá ou Pequi pode atingir de 20 a 40 metros de altura e 0.90 a 1.80 de diâmetro. Ela também gera frutos de casca espinhosa que são comestíveis depois de cozidos (parecidos com amêndoas). Inclusive, seu nome em tupi (pyki) significa ‘fruto espinhoso’!

Outros nomes: piquiá, piqui, piqui-rosa, piquiá-vermelho, pequi, pequi-roxo, entre outros.

Características da Madeira Piquiá

🌳 Coloração: esbranquiçada a rosada. Também passa pelo bege-escuro até o amarelo-pardo.

🌳 Outras características sensoriais: madeira pesada (densidade 0.93 g/cm3); porosa; textura grossa; cheiro e gosto imperceptíveis.

🌳 Durabilidade: altamente resistente a fungos e cupins.

🌳 Trabalhabilidade: por sua alta densidade, é uma madeira forte e difícil de ser trabalhada, tanto com ferramentas manuais ou mecânicas. Bom acabamento com verniz, pintura e polimento. Depois de aplainado fica com superfície áspera. Pode causar urticária em quem trabalha com ela.

🌳 Secagem: lenta e com tendências a rachaduras ao ar livre. A secagem em estufa é muito lenta, com riscos de rachaduras superficiais.

Usos e aplicações


Mesa de 22 metros fabricada em madeira pequiá.

Como visto, a qualidade dessa madeira é inegável. Entretanto, é por sua grande beleza e versatilidade que a madeira pequiá se destaca. As bordas curvas e extremamente variáveis e os desenhos em seus veios garantem um visual incrível aos projetos feitos com essa madeira.

Sua coloração clara ainda recebe com facilidade tinta e outros acabamentos. Assim, tem uso amplo na construção civil. Como em mesas (de jantar, centro, etc), prateleiras, bancadas, forros e assoalhos.

Além dessas aplicações, também é empregada na construção naval e externas de construção civil, como dormentes, postes, estacas, mourões, vigas e caibros. Ainda é utilizada em carrocerias de caminhão e fabricação de esculturas. Confira abaixo ideias incríveis de uso para a madeira piquiá!

Mesas de Madeira Pequi

A mesa de jantar acima é perfeita para os admiradores de peças rústicas! A perfeita harmonia entre a tonalidade marrom dos pés de ferro em contraste com o caramelo combina com qualquer ambiente!

Já a mesa acima mostra como a coloração dessa madeira combina perfeitamente com móveis feitos de outros tipos de madeira.


Pequiá no Banheiro




E o que falar da pia desse lavabo? Uma excelente ideia para quem quer sair do tradicional! O acabamento das torneiras e tubos em gold só conferem ainda mais charme a esse projeto.

Escritório criativo



Se o seu local de trabalho é descontraído e você quer ainda mais estilo e criatividade, considere essa escrivaninha.

Aparador de Madeira Piquiá


Mesmo tendo um visual mais rústico, esse aparador é a prova de que a madeira pequiá também vai bem em ambientes mais elegantes. Os pés de acrílico ainda trazem um diferencial.

Telhado de Madeira Pequi

Como uma madeira durável e de alta resistência, a piquiá também é uma ótima opção para madeiramento de telhados.

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo